Aguarde...

Benvindos Freguesia de Penacova

Caracterização

A Freguesia de Penacova dista cerca de 20 quilómetros de Coimbra e 15 do Luso. Localizada na margem direita do rio Mondego, abrange as povoações de Agua do Soito, Azenha do Rio, Belfeiro, Besteiro, Boas Eiras, Carvalhal de Mançores, Carvoeira, Casal de Stº Amaro, Casalito, Chã, Chainho, Cheira, Felgar, Ferradosa, Galiana, Gondelim, Hospital, Penacova, Ponte, Quinta da Ribeira, Quinta dos Penedos, Riba de Baixo, Riba de Cima, Ribela, Ronqueira, Sanguinho, Soito, Travasso, Vale deGonçalo, Varzea e Vila Nova. Confina com as Freguesias de Figueira de Lorvão, Lorvão, Oliveira do Mondego, Sazes de Lorvão, Friumes, Carvalho, todas elas pertencentes ao Concelho ed Penacova, e com a Freguesia de Arrifana, Concelho de Vila Nova de Poiares.

A Freguesia é, na verdade, um povoado como os outros da região com habitações, encostas abaixo, voltadas a sul e a nascente, abrigadas dos ventos agrestes e muito solarengas. Á sua volta, inúmeros socalcos repletos de hortas, relvados tenros de várias tonalidades, plantas e flores de várias cores. Muito airosa e cheia de luz, a sua vivacidade é-lhe conferida pelo sol e pelo espelho das aguas do Mondego, por um lado, e, por outro, pelo clima seco e suave que transforma numa excelente estância de repouso.

Do centro da Freguesia, obtêm-se deslumbrantes vistas panorâmicas do “Rio dos Poetas”, sempre presente.

O clima e a geografia do território proporcionam, a quem visita a Freguesia de Penacova, espaços únicos para a prática de actividades em contacto directo com a Natureza: Canoagem, Kayaking, BTT, Slide, Rappel, Escalada, Circuitos Pedestres, Pesca, Natação. A oferta é diversificada e permite que os que nos visitam possam desfrutar de uma intensa Jornada Radical.

A freguesia de Penacova, tem uma área de 32 Km2.

Penacova é tradicionalmente uma região agrícola, de culturas diferenciadas como a vinha, azeite e cereais.  As características geográficas da região, nomeadamente a altitude e a existência de zonas ventosas, levou os habitantes a aproveitarem a força do vento, através da construção de Moinhos movidos pelo vento (moinhos de vento) ou pela força da água (azenhas), que transformavam os cereais em farinha.

 

DEMOGRAFIA (Resultados censos 2011)

• População Residente Total - 3254

• População Residente Homens - 1532

• População Residente Mulheres - 1722

• População Presente Total - 3111

• População Presente Homens - 1449

• População Presente Mulheres - 1662

• Famílias - 1261

• Alojamentos - 1790

• Edifícios - 1567

 

EQUIPAMENTOS

 

Na Freguesia de Penacova existem 4 cemitérios que cobrem todos os lugares pertencentes. O abastecimento de água tem cobertura a 100%, chegando a todos os lugares que compõem a Freguesia. Relativamente a correspondência, encontra-se na Vila de Penacova um posto dos CTT a funcionar de Segunda a Sexta-feira e o carteiro faz o giro diário por todos os lugares da Freguesia.

Penacova está dotada de quatro agências bancárias, todas elas equipadas com multibanco, satisfazendo as necessidades das pessoas da terra.

A recolha do lixo e efectuada pela Câmara Municipal de Penacova, percorrendo todos os lugares da Freguesia, existindo ainda vários ecopontos e recolha de vidro selectiva (Vidrões).

As crianças podem ainda no lugar sede de Freguesia, usufruir de um parque infantil onde é possível passar momentos de lazer. A população da freguesia conta ainda com uma piscina e um pavilhão gimnodesportivo.

Ao nível dos transportes, a Transdev serve diariamente a Freguesia, com ligações a vários pontos, nomeadamente Coimbra, Costa Nova, Oliveira do Hospital, Arganil, sendo que na Vila existe também praça de táxis. 

A Freguesia de Penacova dispõe de um posto da Guarda Republicana, proporcionando uma maior segurança á população, assim como de um quartel de Bombeiros. O saneamento básico está implementado em praticamente 70 por cento da freguesia, mas continua este Executivo arduamente a trabalhar no sentido de proporcionar essa cobertura a 100%. Quem necessitar de serviços relacionados com combustíveis, está dotada esta Freguesia de dois postos de abastecimento, satisfazendo as necessidades das pessoas da terra e de quem por aqui passa. Dois parques de Campismo têm lugar na Freguesia. 

A acção social é um direito inegável do cidadão. Este deve ser alvo de um acompanhamento eficaz, de forma a viver de forma digna e segura. Consciente dessa responsabilidade, a Freguesia de Penacova sempre amparou os seus habitantes, sendo o apoio social da Freguesia prestado por instituições devidamente certificadas para o efeito, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia de Penacova, que se afirma pela Qualidade na Solidariedade. Tem valências de centro de dia e cresce, estando também disponíveis  outras  associações de carácter social, nomeadamente Lares da 3.ª idade, o "Cantinho dos Velhos", Centro de Acolhimento de Penacova e Grupo Sócio-Caritativo.

No que respeita á saúde, um Centro de saúde tem aqui lugar, o C.S. de Penacova, prestando os cuidados básicos e primários á população, sendo que em casos de maior gravidade, os habitantes deslocam-se ao Hospitais distritais de Coimbra. De realçar que duas farmácia têm lugar nesta Freguesia, cobrindo as necessidades da população nesta área. Está a Freguesia dotada de clínicas privadas, nos mais diversos sectores.

A educação é o futuro de qualquer civilização. Nela reside a chave do saber e da cidadania. Assim sendo, desde os primeiros rabiscos até aos mais solidificados conhecimentos, as crianças aprendem em infra-estruturas que são o fruto da preocupação de cultivar a educação.

A Freguesia de Penacova está munida de duas escolas do 1º ciclo, Escola Básica do 1º Ciclo de Penacova e Escola Básica do 1º Ciclo de Gondelim , contando também com a Escola do 2º e 3º CEB e Secundária de Penacova. Dois jardins-de-infância prestam serviço em Penacova, sendo o serviço de ATL disponibilizado pelas escolas, assim como o centro de acolhimento.

Dado que é o associativismo que mais contribui para o desenvolvimento da Freguesia, designadamente através da dinamização de áreas como o desporto e a cultura, Penacova, para além da sua Praia Fluvial, conta com estruturas adequadas para a pratica de Pesca Desportiva, Canoagem, Paintball, passeios de BTT, Tiro com Arco e Rapell/Slide.

 

ACESSIBLIDADES

De Coimbra – Entre na IC2 em direcção a Norte, entre no IP3 e saia no nó de Penacova.

De Lisboa – Entre na A1 ou pela N1 em direcção a Norte, saia em Coimbra Sul para o IP3, siga no IP3 e saia no nó de Penacova.

Do Porto – Entre na A1 ou pela N1 em direcção a Sul, saia em Coimbra Norte para o IP3, siga o IP3 e saia no nó de Penacova.

De Vilar Formoso – Siga no IP5 até Mangualde, depois siga pelo IC12 até Santa Comba Dão, siga no IP3 e saia no nó de Penacova.

Situa-se a 20km da sua sede de distrito (Coimbra)

Lisboa 220km

Porto 170km

Viseu 58km

Leiria 92km

Aveiro 102km

Guarda 132km

Braga 222km

Faro 532km

Vilar Formoso 178km

Madrid 540km

Salamanca 288km

 

GPS: Nº  40.27059º  -  Wº  8.28152º



Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.